A pesquisa realizada no Hospital Unimed para avaliar o nível de mobilidade dos pacientes com Covid-19 durante o processo de intubação foi premiada com o terceiro lugar na categoria banner na I Jornada Sergipana de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva.
O trabalho, intitulado “Nível de mobilidade de pacientes críticos com Covid-19: um estudo observacional”, foi desenvolvido pela fisioterapeuta e pesquisadora Ana Letícia Soares dos Reis Santos sob supervisão da fisioterapeuta do Hospital Unimed, Talita Leite dos Santos.
A coordenadora de fisioterapia do Hospital Unimed, Joana Fraga, destaca que a pesquisa foi realizada no Hospital Unimed em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, e agradece à Unimed Sergipe e à gerente do hospital, Elaine Monteiro, por incentivar a parceria entre o fazer profissional e o conhecimento científico.
“Essa combinação do hospital com a universidade é fundamental para a formação de um conhecimento verdadeiro e evidencia nossos resultados, frutos do empenho de toda equipe, que trabalha com fisioterapia baseada em evidência”, enfatiza a coordenadora.
Segundo Joana, os resultados obtidos durante a pesquisa auxiliam na atuação dos profissionais de fisioterapia do hospital proporcionando um atendimento com segurança, eficácia e resolutividade visando o principal objetivo que é mobilizar os pacientes. “A mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada, reduzindo a incidência de complicações pulmonares, acelerando a recuperação e diminuindo a duração da ventilação mecânica”, pontua