A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) , reúne esforços para assegurar à população da capital o acesso a medicamentos nas Unidades de Saúde da Família (USF). Atualmente, a cobertura destes itens nas farmácias está em 89%.
De acordo com a coordenadora da Rede de Assistência Farmacêutica e Insumos (Reafi) da SMS, Cristiane Trindade, de 11% dos medicamentos que estão em falta, alguns podem ser substituídos por outros que constam na farmácia.
“Estamos aguardando o fornecimento de albendazol suspensão, mas temos disponível o albendazol em comprimido mastigável, que atende tanto ao público infantil quanto adulto. Essa substituição é autorizada somente pelo médico, principalmente porque será necessária uma nova receita com a prescrição do medicamento a ser substituído de forma a não comprometer o tratamento do paciente”, destaca Cristiane.
Alguns medicamentos que estavam em falta, como a dipirona comprimido, já estão disponíveis em todas as unidades. Também é disponibilizado nas farmácias das USFs a dipirona em solução oral. A gliclazida, para o tratamento da diabetes tipo 2, tem previsão de chegada no dia 19 de abril, conforme data prevista pelo fornecedor.