Em 2021, Sergipe foi o primeiro estado a ter a primeira Urgência Mental e Assistência Integrada do Nordeste. A instituição capitaneada pela Equilíbrio Clínica Dia, surgiu da necessidade logística, já que antes do projeto só havia um único serviço de urgência mental para o estado de Sergipe inteiro, atendendo as demandas do sistema único de saúde, o SUS, como também do setor privado. A instituição tem uma estrutura hospitalar disponível com equipe para atendimento ininterrupto 24h, durante toda a semana, com médicos, enfermeiros e toda a assistência necessária para acolher pacientes em crise e seus familiares, de forma digna e humanizada.
O grande diferencial da Equilíbrio Urgência Mental e Assistência Integrada 24h é que, caso o paciente não estabilize na urgência mental, há a possibilidade de ele permanecer internado com o menor tempo possível, apenas para estabilização de crise com acompanhamento médico, psicológico e terapêutico. A instituição fica localizada na Rua José Pacheco no Bairro Jabotiana em Aracaju, o público pode adquirir mais informações através dos telefones (79) 3024-5218 ou (79) 99677-5577.
Em entrevista, Kelly Coutinho, CEO e Assistente Social da Equilíbrio Urgência Mental e Assistência Integrada 24h fez um balanço do primeiro ano da instituição. “Foi um tempo de muito aprendizado e evolução. Trouxemos um projeto totalmente inovador para a Sergipe, com a primeira urgência particular do estado e um modelo de internação moderno e humanizado. Aprendemos muito e continuamos a evoluir a cada paciente que atendemos, buscando sempre nos aprimorar. É grande a satisfação em perceber que hoje acolhemos pessoas que talvez não pudessem receber um tratamento como esse, multidisciplinar, dinâmico e acolhedor, em outro lugar. O plano daqui para frente é continuar a evoluir e a prestar um serviço digno e respeitoso para a saúde mental”, explica.
O serviço é de portas abertas e está apto a receber qualquer ocorrência. “Nesse primeiro ano, os principais casos que recebemos foram de tentativas de suicídio e dependência química. Após o momento de acolhimento e observação na urgência, pela complexidade do caso e segurança do próprio paciente, geralmente há a indicação do tratamento na internação integral da nossa instituição. A tentativa de suicídio geralmente está ligada a uma situação de sofrimento agudo e com frequência aponta algum transtorno mental de base que não está sendo tratado adequadamente, como ansiedade ou depressão. Caso o paciente permaneça internado, o tratamento multidisciplinar com nossas 11 atividades terapêuticas e o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é fundamental. No caso da dependência química o procedimento tende a ser similar, com atenção especial para as possíveis crises de abstinências das substâncias psicoativas, que tendem a acontecer com frequência. Também desenvolvemos grupos de psicoeducação especialmente voltados à dependência química e oferecemos terapia familiar”, detalha Kelly.
Além do serviço de urgência mental 24h, o modelo de internação integrada também foi uma ponte de destaque neste primeiro ano de atuação. “Um serviço moderno e acolhedor, cujo principal objetivo é retirar o paciente da crise em menor tempo hábil, onde além do acompanhamento psicológico e psiquiátrico, há o estímulo constante com as atividades terapêuticas da nossa instituição, como yoga, pilates e musicoterapia, inclusive aos fins de semana”, finaliza.
Fonte: Rodrigo Alves, Jornalista, Assessor de Imprensa.