A Secretaria de Estado da Saúde estende até o próximo dia 22 a campanha de vacinação contra a pólio, oferecendo aos pais e responsáveis mais uma oportunidade para atualizarem a caderneta de vacinação de crianças com idade entre um ano a menor de cinco anos. A prorrogação do prazo da campanha é mais um esforço empreendido pela Secretaria de Estado da Saúde e dos órgãos municipais visando o alcance da meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
Para facilitar ainda mais o acesso à vacina, a Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde realizam no próximo sábado, 15, o dia “D” de vacinação. “Estamos envidando todos os esforços possíveis para garantir que nenhuma criança de um ano e menor de cinco anos de idade fique sem a dose que a imunizará contra a poliomielite”, enfatizou a secretária de Estado da saúde, Mércia Feitosa.
Depois de quase dois meses de campanha, Sergipe chega a 76,20% de cobertura vacinal, com variações expressivas nos índices municipais, como destaca a gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles. Enquanto o município de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, se coloca no topo da cobertura vacinal, com 119,72% de suas crianças imunizadas, Riachão do Dantas, na região Centro-Oeste do Estado, ocupa a última posição, com 46,40% de cobertura.
Outros municípios estão em posição intermediária, como Carmópolis, por exemplo, que tem até agora 76,16% de suas crianças vacinadas. A média de cobertura vacinal sergipana é maior que a da região Nordeste, que soma 70,39%, e do Brasil, que alcançou apenas 62,50%.
De acordo com o Programa Estadual de Imunização, nesta campanha estão aptas a serem imunizadas contra a pólio 133.760 crianças. Dados desta quinta-feira, 06, apontam que foram vacinadas 100.406, o que dá uma cobertura de 75%.