O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a Unidade Pré e Pós-cirúrgica (UPC), na última quarta-feira, 2, após a reforma e ampliação que duraram aproximadamente 10 dias.
Com as obras, foi possível melhorar a estrutura do espaço, como pintura nas paredes, forros, climatização e a readequação dos boxes de todos os leitos da unidade. Dessa forma, foi possível ofertar mais leitos, além de garantir uma privacidade maior aos pacientes. “A Secretaria de Saúde está pensando numa melhor estadia do nosso paciente, dando mais dignidade e humanização para os pacientes e também para os nossos funcionários”, disse o superintendente do hospital, Waltenis Júnior.
Antes das obras, a UPC tinha capacidade para atender 28 pacientes. Agora, a unidade conta 30 leitos, além de uma estabilização. Segundo Waltenis, existe a possibilidade de uma nova ampliação muito em breve, com a criação de mais seis leitos. “Com o reposicionamento dos boxes nós obtivemos um ganho de leitos e deixamos um espaço destinado para que no futuro, com a possibilidade de chegadas de novos profissionais através do PSS, possamos ampliar em mais seis leitos”, detalhou.
A UPC é uma unidade de pré e pós-cirúrgico e pratica, junto ao Centro Cirúrgico, o jejum pré-operatório abreviado e controle glicêmico intraoperatório, para maior conforto do paciente e menor impacto após as cirurgias, além da prevenção de ferida cirúrgica. “É utilizado para os pacientes que ainda vão fazer a cirurgia e para aqueles pacientes que já fizeram suas cirurgias e aguardam definição médica para alta”, explica o superintendente.
Mais reformas
Além da UPC, o Huse tem recebido diversas melhorias estruturais. Essa semana, também foram entregues aos usuários do SUS os banheiros da observação clínica do pronto-socorro. A reforma garante privacidade aos pacientes, além da construção de novos espaços para pessoas portadoras de deficiência.
“Colocamos a reestruturação desses banheiros como prioridade. Começamos pela recepção geral concluindo em menos de quatro meses de gestão, agora entregamos os banheiros da observação clínica e vamos iniciar a reforma dos banheiros que ficam ao lado da ala verde trauma. Dentre essas reformas, a gente também pode citar a reestruturação, pintura e climatização nas três recepções e diversas enfermarias, realocação e reestruturação da Sala da OPO, reestruturação da Observação Clínica (Azul) e Observação Cirúrgica (Verde Trauma), reforma de uma sala cirúrgica e reestruturação da UTQ. Levamos, também, algumas melhorias estruturais para a oncologia e iniciamos reformas no almoxarifado e refeitório”, concluiu o gestor.