A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando de perto o trabalho de mobilização dos municípios sergipanos neste sábado, 15, dia 'D' de vacinação contra a poliomielite. As equipes da Atenção  Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica, foram distribuídas por todo o território para garantir a ampliação do número de crianças com idade entre 1 ano a menores de 5 anos imunizadas e orientar sobre a multivacinação para aquelas que precisam completar a caderneta de vacinação.

A Secretária de Estado da Saúde esteve no município de Estância e acompanhou de perto uma ação lúdica e atrativa para as crianças. Na praça Orlando Gomes, localizada no centro da cidade, uma tenda de vacinação oferecia algodão doce e outras guloseimas, além de pintura artística para os pequenos. "Esta sendo uma ação linda, a fila está começando a se formar. É disso que precisamos, mobilização da sociedade para uma vacina tão importante como é a da poliomielite. Esperamos que todos os municípios estejam engajados até atingirmos a meta proposta de vacinação. O que esperamos é que até o final do ano, pelo menos, os 95% se concretizem. Temos vacinas gratuitas, todos os dias, em uma unidade próxima da nossa casa e a gente se pergunta o que está acontecendo para a baixa adesão? Para tentar responder essa pergunta, na próxima semana estaremos fazendo capacitações com médicos, enfermeiros, agentes de saúde, afinal, são esses profissionais que estão na ponta com o usuário. Eu tenho certeza que esse é apenas um dia para que possamos ter o êxito necessário", explica a gestora.

O percentual de crianças imunizadas contra a pólio até o momento em Sergipe é de 78,25%. Essa baixa adesão também se reflete em todo o país, por isso, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 22 de outubro a Campanha nacional.
 
O Prefeito de Estância, Gilson Andrade, agradeceu a presença da Secretária e parabenizou pelos feitos à frente da pasta. Na ocasião, falou de conhecidos que tiveram a paralisia infantil por não terem sido vacinados. "Eu sou de uma geração que alguns colegas meus foram acometidos pela paralisia infantil, muitos deles com sequelas dessa doença. Hoje existe a possibilidade de termos novos casos, por isso, temos a obrigação de conscientizar quem cuida de nossas crianças a trazê-las para tomar as duas gotinhas que irão protegê-las pelo resto da vida", expressa.


Mariele Rodrigues, coordenadora de imunização de Estância relatou que no município a campanha conseguiu chegar a  73% do público almejado, porém, existe também um público infantil que não está em dia com outras vacinas. "Hoje a gente está com as vacinas de rotina fazendo a regularização para uma faixa etária que vai dos 6 meses de vida até os 15 anos de idade. Além disso, estamos com intensa divulgação sobre a campanha da poliomielite, fazendo parcerias com escolas, anunciado em carro de som, rádios e divulgando nas redes sociais", destaca.

A pequena Ana Júlia deu um show de coragem, surpreendido a própria mãe, Josevânia Santos Souza. A garotinha que completou quatro anos recentemente recebeu, além da vacina contra a poliomielite, a vacina contra a Varicela, a DTP que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche e também a vacina contra a febre amarela."Eu fiquei até emocionada, pensei que ela fosse chorar, mas não, ela fez bonito e tomou as quatro vacinas de uma só vez. Eu fico mais aliviada", desabafa.

De acordo com Lourival Júnior, Secretária de Saúde de Estância, o dia 'D' é um momento de retomada da mobilização social. "Nós já estamos com a campanha há algumas semanas, num primeiro momento tivemos uma boa adesão, mas isso foi reduzindo. E hoje esperamos que o dia 'D' sensibilize novamente a população. É uma retomada das ações porque  a nossa meta é chegar acima dos 95%, o ideal é mesmo fechar os 100%. Na próxima semana iremos repassar nas escolas, pois, em algumas conseguimos vacinar praticamente todas as crianças. Os pais precisam autorizar mesmo na escola e muitos recusaram, nós vamos identificar esses pais para compreender o motivo. É importante reforçar as estratégias nos bairros e povoados", fala.