O Secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, participou nesta quarta-feira, 5, em Brasília, de reunião realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), voltada aos secretários de todos os estados e do Distrito Federal. O assunto central da reunião é a situação do coronavírus, que apesar de não ter casos confirmados no Brasil, levanta o diálogo sobre ações estratégicas de enfrentamento ao vírus.
Os debates irão se estender até esta quinta-feira, 6, com a apresentação, por parte do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, das ações objetivando o enfrentamento ao vírus. A articulação está permitindo que os gestores exponham as medidas que estão sendo tomadas nos respectivos Estados, de acordo com o Secretário de Saúde, Valberto de Oliveira.
“Tivemos a oportunidade de apresentar as ações que Sergipe está desenvolvendo para o enfrentamento do novo coronavírus, e percebi que estamos em consonância com o Ministério da Saúde (MS). O momento é de atenção e diálogo, por isso que essa reunião está sendo uma ótima oportunidade para se fortalecer”, enfatiza Valberto, que está acompanhado da diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, e do Diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Junior.
Para Mércia Feitosa, a reunião está sendo importante para haver uma alinhamento com os outros Estados sobre medidas. “A Assembleia do Conass foi oportuna. Foi apresentado o cenário epidemiológico do novo coronavírus no Mundo e no Brasil, as ações que o ministério vem desenvolvendo, esclarecimentos sobre os casos suspeitos e o alinhamento sobre as informações que devem ser oficiais. Não temos nenhum caso confirmado. Esse momento é de preparação para possível ocorrência de caso. Estamos avançando na construção de documentos norteadores e após esse encontro estaremos discutindo com gestores, profissionais de saúde”, explica.
Segundo João Lima, a agenda de convocação antecipada do Conass, da Assembléia dos Secretários de Estado da Saúde, foi oportuna e muito importante nesse cenário que o país vive de alerta em relação ao Coronavírus. "Pelo olhar da Atenção à Saúde foi possível observar as diversas experiências dos demais estados, nesse momento de preparação da sua Rede assistencial, mas ao mesmo tempo perceber que o que estamos fazendo em Sergipe, de forma integrada com a Vigilância em Saúde, está no caminho certo e tenho certeza que avançará, ainda mais, com a divulgação, em breve, do nosso Plano de Contingência", pontuou.
Boletim nacional
Nesta quarta-feira, 5, saiu a atualização do boletim do Ministério da Saúde, segundo o documento o Brasil segue sem casos confirmados, mas as suspeitas permanecem sendo monitoradas em quatro estados. Os casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, 1, São Paulo, 4, Santa Catarina, 1, e Rio Grande do Sul, 5