Com o intuito de proteger a população para os próximos períodos de sazonalidade envolvendo as arboviroses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu 14 mil doses da vacina contra a dengue. Neste momento, serão contemplados os municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima.
O início da distribuição para os municípios sergipanos será mediante a chegada da nota técnica pelo Ministério da Saúde (MS). Além disso, as doses da vacina terão como público-alvo crianças de dez a 14 anos de idade.
De acordo com a gerente do Programa de Imunização Estadual, Illani Paulina, a vacina é quadrivalente e protege contra os sorotipos virais que estão circulando no país. “A primeira dose será administrada e a segunda dose deverá ser tomada em um intervalo de três meses. É importante reforçar que a vacinação para a dengue tem o intuito de proteger a população para os próximos períodos de sazonalidade”, explicou a gerente.
Cenário epidemiológico
No período analisado – 31 de dezembro a 20 de abril –, foram confirmados 552 casos de dengue, 186 de chikungunya e 13 casos confirmados de zika no estado. Apesar da chegada da vacina, a população deve continuar adotando as medidas preventivas como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados são algumas precauções para o controle eficaz contra o mosquito.