O Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF/5ª) acatou o pedido de efeito suspensivo interposto pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) deferindo a suspensão da intervenção ética imposta pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CREMESE) ao Hospital Universitário de Lagarto (HUL).
Com a decisão judicial, estão retomados os atendimentos de Pediatria e Clínica Médica da unidade hospitalar.
No dia 15 de setembro o CREMESE realizou a interdição ética profissional da Clínica Médica e Pediatria. As informações passadas pela CREMESE são de que a decisão foi baseada na última vistoria realizada na unidade no dia 08 de setembro. As informações obtidas na visita foram apresentadas em Plenária realizada nessa quarta-feira, 14/09, quando se decidiu pela interdição.
No mês de julho a autarquia instaurou um procedimento de indicação de Interdição Ética com objetivo de que os responsáveis tomassem medidas enérgicas para que as falhas nas escalas médicas das especialidades de clínica médica, anestesiologia e pediatria fossem sanados, mas não houve êxito. Sendo resolvido, temporariamente, apenas os desfalques relacionados à escala dos anestesistas.