“Achei muito bom a Prefeitura ter vindo falar com as pessoas para ficarem longes uma das outras e organizar a  fila,  porque essa pandemia não veio pra brincadeira”, disse Andréa dos Santos, frequentadora assídua do Restaurante Popular Frei Miguel, acompanhada do seu esposo e da sua filha. A ação da Prefeitura de Socorro que a moradora cita foi realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no Frei Miguel, e consistiu no trabalho de conscientização dos frequentadores sobre a importância dos protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

No restaurante são distribuídas cerca de 500 quentinhas nutritivas por dia, por um custo simbólico de R$1, o que de acordo com a técnica da Assistência, Ana Paula, esses fatores, aliado à qualidade da refeição, faz com que o local receba centenas de pessoas diariamente. “Antes da pandemia as pessoas podiam comer aqui, mas para evitar aglomeração, as refeições passaram a ser distribuídas em formas de quentinhas para que eles possam apenas fazer a retirada. Por conta da qualidade e do valor, centenas de pessoas passam por aqui e, justamente, por conta da quantidade de pessoas, fizemos essa ação para que eles possam se conscientizar sobre a importância de manter o distanciamento nas filas e utilizar a máscara”, declarou. 

A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Assistência Social e contou com o apoio da Guarda Municipal. Para a fiscal sanitária, Ana Patrícia Santos, o trabalho constante da Prefeitura tem sido realizado em todo o município, no sentido de criar uma conscientização coletiva. “Nós temos ciência de que o serviço prestado pelo restaurante pela população é fundamental para as pessoas mais carentes. Por receio de perder os lugares na fila, as pessoas estão mais resistentes, mas com todo o trabalho das secretarias entramos fazendo com que eles entendam que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença.

Fonte: Secom