Em funcionamento há dois anos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Nefrologia Drº Lucilo da Costa Pinto, oferece assistência acolhedora e resolutiva aos pacientes com problemas renais e que necessitam do tratamento de hemodiálise. No primeiro semestre deste ano (janeiro a junho), a unidade realizou cerca de 3.500 sessões de diálise com qualidade e segurança. De acordo com a enfermeira do Centro de Nefrologia do Huse, Kelli Lencine, além do atendimento na sala da unidade, o serviço se estende também em setores fechados.

“Além do atendimento nas salas do Centro de Nefrologia para os pacientes que estão nas enfermarias, o serviço se estende também para os setores fechados como as UTI’s I e II, UAC I e II, Pediatria, além da Área Vermelha do hospital onde a demanda permanece a mesma para aqueles que têm insuficiência renal aguda. Por se tratar de um serviço público que tem seu número de pacientes aumentado a cada dia, a assistência ao paciente é de muita qualidade”, afirmou Kelli Lencine.

Antes da criação do Centro de Nefrologia, era visível o acúmulo de pacientes nas enfermarias e no Pronto Socorro que faziam seu tratamento enquanto aguardavam vagas nas clínicas privadas e conveniadas com o município de Aracaju. Agora, os pacientes e seus acompanhantes contam com uma estrutura e assistência acolhedora, como relata a diarista Heloísa Lima, 49, que acompanha o tratamento renal do irmão.

“Mesmo com a pandemia do coronavírus, tudo aqui é muito organizado e nos deixa mais tranquila. A equipe é muito educada e nos orienta sobre tudo que tiver dúvidas. Eu não tenho do que me queixar e meu irmão também vem reagindo perfeitamente ao tratamento. É só agradecer a Deus pela oportunidade de ser tratado com dignidade”, declarou a diarista.