Com o objetivo de construir uma gestão transparente, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou o balanço de ações durante o período de cem dias de gestão. O maior objetivo é fornecer assistência à população, com investimentos na infraestrutura a fim de garantir a qualificação dos serviços e os cuidados humanizados aos sergipanos. 

Entre as ações desenvolvidas estão investimentos em equipamentos e estrutura física, seguindo as necessidades da população com o fortalecimento da Rede Estadual de Saúde. Além disso, a ampliação da promoção à saúde e oferta de especialização aos profissionais de saúde é uma das prioridades.

Samu 192 Sergipe

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Segurança Pública de Sergipe (SSP) foi firmada com a assinatura do Termo de Cooperação, que tem o intuito de integrar as instituições para a realização de atendimentos de urgência de pacientes, por meio do transporte aeromédico feito pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA). 

Além disso, o Samu 192 Sergipe reforçou o serviço de cobertura de horário crítico em Aracaju, colocando as equipes em pontos estratégicos da capital sergipana, encurtando a distância e aumentando as chances de sobrevida. 

Também foi iniciado o processo de renovação do parque tecnológico da Central de Regulação de Urgência, onde foram substituídos 25 computadores. 

Implantação de novos serviços

A Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental no Hospital Regional Jessé Andrade Fontes, localizada no município de Estância (SE), foi inaugurada no dia 3 de março, com 15 leitos regulados pelo Complexo Regulatório do Estado, por meio da Central de Regulação de Leitos. 

A nova ala conta com leitos de enfermaria, sala de convivência, posto de enfermagem e consultório, abrangendo pacientes dos 75 municípios sergipanos, com público-alvo crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária entre 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com e sem comorbidades clínicas, que necessitem de internação. 

Já o Hospital Regional de Propriá agora conta com uma Agência Transfusional (AT). O serviço atende a demanda de transfusão de hemocomponentes para pacientes assistidos na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS). Houve também a instalação de tomógrafos no município de Nossa Senhora da Glória. 

Ampliação de exames para diagnóstico precoce

As Unidades Móveis de Saúde do Homem e da Mulher já estão em funcionamento para a população. Durante a ação ‘Sergipe é aqui’, no município de Boquim, foram fornecidos exames de ultrassonografia, consultas com clínico geral e urologista. Já na segunda edição do ‘Sergipe é aqui’, em Propriá, foram disponibilizados às mulheres exames de lâmina, ultrassonografia de mamas e verificação de sinais vitais. 

Os serviços das unidades móveis também foram disponibilizados aos servidores da SES,que tiveram a oportunidade de participar das ações de promoção à saúde.