O representante do governo brasileiro em Boston (EUA) visitou as instalações do campus Unit Farolândia com o objetivo de conhecer sua estrutura de pesquisa, inovação e tecnologia.

O cônsul-adjunto e chefe do setor de Ciência e Tecnologia do Consulado do Brasil em Boston (EUA), Júlio César de Jesus, cumpriu agenda institucional na Universidade Tiradentes (Unit) entre os dias 10 e 11 de novembro. O objetivo foi conhecer suas iniciativas, estrutura de pesquisa, inovação e tecnologia e projetos de internacionalização, incluindo os programas de mobilidade acadêmica já existentes nos Estados Unidos e em outros países.

De acordo com o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Lobão, muitos fatores contribuíram para esse momento tão rico. “Diante da importante experiência com o Tiradentes Institute, ao ser instalado em Boston, a Unit se aproximou ainda mais com o Consultado apresentando nossas ações, projetos e programas e, agora, estamos discutindo aqui possibilidades dentro do Itamaraty, das relações internacionais brasileiras, que podemos trazer para a Instituição, para os professores, pesquisadores e nossos alunos”, explica professor Wandir.

O visitante ficou impressionado com a estrutura da Universidade e todo investimento aplicado à internacionalização, pesquisa e inovação. “Dentro do setor de Ciência e Tecnologia do Consulado do Brasil em Boston, nós procuramos desenvolver a imagem de um Brasil que produz ciência e tecnologia, livre de estereótipos. E, para atingir esse objetivo, é fundamental conhecer o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. É nesse contexto que o convite que me foi feito, se insere aqui. Poder conhecer as iniciativas, instalações da Universidade de Tiradentes, os cursos e os projetos futuros, como o Parque Tecnológico, eu pude ver aqui in loco essa vontade da instituição de se inserir internacionalmente”, avalia o cônsul-adjunto Júlio César de Jesus. 

Segundo ele, há uma demanda por parte da instituição e que tem tudo para ser exitosa. “Há uma presença muito marcante nos Estados Unidos com um programa junto a um hospital em Cambridge, Massachusetts, na região de Boston. E não é só em Boston,a Unit também têm programas de intercâmbio em outros países, fico muito satisfeito em saber disso. E eu acho que essa internacionalização ela é muito salutar para os estudantes e para a instituição, que vai amadurecendo o seu portfólio internacionalmente. Então, o objetivo da minha visita foi justamente conhecer e saio daqui muito satisfeito pela boa acolhida, pela excelente estrutura que a Unit têm e só tenho a agradecer por isso”, pontua.

“O cônsul-geral, o embaixador Santiago Mourão, me instruiu a deixar um recado muito claro para a Unit que, no que for necessário para fazer contatos com instituições em Boston, para intermediar, fazer pontes, o consulado está à disposição através do setor de ciência e tecnologia”, finaliza o cônsul-adjunto Júlio César de Jesus.

Durante a agenda, a autoridade ministrou palestra para estudantes da Unit com o tema “A atuação do Itamaraty e do Consulado em Boston em Ciência, Tecnologia e Inovação”. Na oportunidade, fez um tour pelo campus Aracaju Farolândia, visitando os laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), o Tiradentes Innovation Center (TIC), além do Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa e do Memorial de Sergipe Prof Jouberto Uchôa.

Júlio César de Jesus

Júlio César de Jesus é cônsul-adjunto no Consulado-Geral do Brasil em Boston – Massachusetts (EUA). Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o sr. de Jesus é atualmente o secretário responsável pelo Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) do Consulado-Geral brasileiro em Boston.

Durante as últimas visitas institucionais de representantes e docentes da Universidade  Tiradentes aos EUA, o sr. de Jesus tem sido parte fundamental da discussão sobre como o consulado brasileiro pode atuar para garantir e prestar suporte a oportunidades de inserção da instituição no ecossistema de inovação e tecnologia da região.

Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC)

O SECTEC do Consulado-Geral do Brasil em Boston é responsável pelo programa de tecnologia e inovação do Ministério das Relações Exteriores em Massachusetts, Maine, New Hampshire e Vermont. A atuação do SECTEC Boston foca em engajar agentes dos ecossistemas brasileiros de inovação em processos de internacionalização na Nova Inglaterra; fomentar conexões entre parceiros brasileiros e atores do sistema de tecnologia e inovação na Nova Inglaterra; e promover a imagem do Brasil como nação inovadora.

Boston é a 11ª maior área metropolitana dos EUA, com população de cerca de 4,9 milhões de habitantes, abriga algumas das principais universidades do mundo, como Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade Tufts, Universidade de Boston, Boston College e Northeastern University, além de outras dezenas de instituições de ensino superior, as quais dispõem de departamentos de CT&I de renome mundial, com escritórios de transferência de tecnologia e incubadoras de “startups”.

Por: Raquel Passos

Fonte: Asscom Unit