Com o tema ‘Batida Sergipana’, a programação musical da edição será voltada para impulsionar a valorização de artistas do estado
Com o tema ‘Batida Sergipana’, o evento, realizado em parceria com o Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura (PNAB), acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, no estacionamento da Orla da Atalaia, ao lado do restaurante Sal & Brasa, e terá uma programação gratuita com shows, apresentações culturais, desfiles e rodas de conversa.
Segundo a organizadora e curadora da Feirinha da Gambiarra, Isabele Ribeiro, essa edição representa um marco na valorização da cultura local. “A Feirinha sempre teve como essência fortalecer o cenário criativo sergipano, reunindo artistas, empreendedores e o público em um espaço de troca e celebração. Com o tema ‘Batida Sergipana’, queremos destacar a diversidade cultural do nosso estado, mostrando o quanto a música, a arte e a moda caminham juntas na construção da nossa identidade. Ter nomes como The Baggios e Samba do Arnesto, ao lado de tantos outros talentos, reforça o quanto Sergipe é grande”, destacou.
Para o vocalista e guitarrista Julico, da banda The Baggios, participar da edição é um grande motivo de alegria e que já carrega um significado para a trajetória da banda. “Já participei da feirinha como espectador e com meu projeto solo, mas é a primeira vez que o The Baggios toca no evento. É um momento muito simbólico para nós, porque estamos comemorando duas décadas de banda. A Gambiarra tem tudo a ver com o que acreditamos, pois é independente, criativa e celebra o que é nosso. Vai ser um show completo, com metais, percussão e convidados especiais. Estamos animados em levar essa energia para o público sergipano, celebrando nossa história e a força da música feita em Sergipe”, ressaltou.
A organizadora da Feirinha da Gambiarra, Catarina Farias, enfatizou que ao longo das edições, o evento vem sendo abraçado cada vez mais pelos sergipanos e por turistas. “Acreditamos que nada mais justo do que impulsionar e valorizar os nossos artistas da terra. Essa edição vem justamente para isso, para que todas as pessoas que frequentam a Feirinha possam conhecer artistas sergipanos que muitas vezes acabam não tendo tanto destaque aqui no estado, celebrando tudo aquilo que temos para mostrar para quem vem de fora, junto com tantos expositores talentosos que se somam ao projeto”, afirmou.
Já o vocalista João de Lins, da banda Samba do Arnesto, reforçou a importância da feirinha para a música local e falou sobre a relação da banda com a identidade sergipana. “Acompanho a Feira da Gambiarra desde o começo, quando acontecia na rua, e sempre admirei o quanto ela cresceu e se tornou um espaço essencial para os artistas e empreendedores sergipanos. É um evento que mistura arte, cultura e negócios, fortalecendo nossa identidade e abrindo portas para novas oportunidades. A Samba do Arnesto sempre busca valorizar o que é nosso, trazendo elementos do forró, do samba e de artistas locais. Estou muito feliz em participar desta edição, ainda mais por ser no dia do meu aniversário. Vai ser uma grande festa para todos nós”, disse.
Programação
No sábado, a programação começa com o Cacumbi de Mestre Deca, seguido pelo espetáculo circense “De lá Graça”, com o Dr. Bom Quixote, e pela roda de conversa Prosa Gambiarra: Caminhos para o Mercado Nacional de Arte e Design Sergipano, com Tathyana Santiago e Naná Oliveira, além das apresentações de Parafusos e Trinca de Sons, e do desfile de moda autoral e das discotecagens do DJ Bigjhon, encerrado com o show da banda The Baggios.
Já no domingo, se apresentará o grupo São Gonçalo do Amarante, o espetáculo infantil Bacuri e a Prosa Gambiarra: Banquete Sergipano, com Dênio Azevedo, Luana Almeida e ANTUR/UFS. A programação segue com o Samba de Pareia e o palco aberto, encerrando o fim de semana com o DJ Bigjhon e o grupo Samba do Arnesto, unindo música, arte, moda e as tradições culturais sergipanas.




