Atuação conjunta levou diversos serviços às pessoas em situação de rua e migrantes

Uma ação integrada levou serviços de saúde, atividades culturais e assistência às pessoas em situação de rua e migrantes, na Praça Olímpio Campos, no centro de Aracaju. As atividades aconteceram nesta terça-feira (26), em frente à Catedral Metropolitana. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (Ciampe-PSR), teve a participação do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE). O procurador do Trabalho Adroaldo Bispo conferiu a ação, que ofereceu testes rápidos, orientações de higiene bucal, cortes de cabelo, além de apresentações artísticas.

O procurador afirma que muitas das ações realizadas se conectam ao Projeto Caminhos para a Dignidade, realizado pelo MPT-SE, em parceria com diversas instituições que atuam junto à população vulnerável. “Além do assistencialismo, que é essencial, precisamos de políticas públicas e ações que busquem, de forma efetiva, não só cobrir as necessidades imediatas, mas que garantam a essa população o que eles mais reivindicam: moradia, cidadania, trabalho e renda, além de uma assistência à saúde eficaz e serviços sociais”, pontuou o procurador Adroaldo Bispo.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) participou da ação, com captação de vagas, cadastro e atualização de trabalhadoras e trabalhadores, orientações sobre a CTPS digital e seguro-desemprego, além do Cabide Social, que disponibilizou roupas femininas e masculinas aos assistidos. “Em uma parceria com a Receita Federal, recebemos produtos de apreensão, que passaram por oficinas de descaracterização para retirar a marca e que, agora, têm uma destinação social. Essa é uma ação que será permanente, porque muitas pessoas não têm a roupa para participar de uma entrevista de emprego, por exemplo. E o Cabide Social é apoio para recolocar as pessoas no mercado de trabalho”, destacou o secretário da Seteem, Jorge Teles.

Josenildo Moreira foi um dos beneficiados no evento “Praça que Abraça” e disse que ações como esta devem ser frequentes. "Esse serviço é uma maravilha. Já cortei meu cabelo, já passei pelos outros espaços. Só quem precisa da assistência social sabe disso. A população de rua está sendo vista com outros olhos”, finalizou.