A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação, iniciou nesta semana o 2º ciclo de formação do Programa Alfabetiza +, iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Bem Comum e que contempla os professores do 1º ao 5º ano da rede municipal. Nesta semana, as ações formativas atendem aos docentes dos 1º, 2º e 5º anos, e, até o final do mês, serão realizados os encontros destinados aos profissionais dos 3º e 4º anos. Hoje, dia 11, a formação recebeu professores do 1º ano. 

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Giselle Machado, neste ciclo formativo estão sendo apresentadas e discutidas as articulações entre o currículo da rede municipal e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidenciando aos docentes os alinhamentos necessários para o fortalecimento das práticas pedagógicas nas escolas. 

Metodologias que favorecem os processos de alfabetização também compõem as abordagens, com ênfase no ciclo dessa etapa de ensino, considerando as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Pelos trabalhos desempenhados em 2025 para viabilizar a alfabetização dos estudantes na idade certa - até o final do 2º ano -, a Prefeitura de Aracaju foi contemplada, nesta semana, com o Selo Ouro pelo Ministério da Educação. A certificação do  ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização' integra o CNCA.

O ciclo formativo atual promove ainda reflexões acerca da progressão das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano, buscando assegurar a continuidade e a consolidação das habilidades relacionadas à leitura e à escrita.

Com a realização desses encontros, segundo Giselle Machado, o Programa Alfabetiza + reafirma o compromisso da rede municipal na perspectiva da formação continuada dos professores. “Isso fortalece a execução de práticas pedagógicas que contribuem para que as aprendizagens dos alunos ocorram de forma lúdica, significativa e eficaz”, ressaltou Machado. 

A formadora de professores do 1º ano da Secretaria da Educação, a professora Maria José Barreto, está contribuindo com a ação desta quarta. Para ela, é importante que os professores participem desses momentos reflexivos. “São essenciais para que eles encontrem estratégias de escrita, de como receber os alunos e como trabalhar os diversos gêneros textuais com o objetivo de que os alunos desenvolvam a fluência na leitura. Aqui, são discutidas tanto as habilidades que são essenciais para que os professores empreguem no processo de alfabetização, como também  a gestão das atividades e o uso de materiais, sempre respeitando o nível de desenvolvimento do aluno”, detalhou Maria José Barreto. 

Conforme a professora do 1º ano da Escola Municipal Manoel Bomfim, Rosana Silva, essa formação para os docentes do 1º ano ajuda a consolidar as bases da alfabetização na rede e contribui para o Município se manter em posições de destaque (Selo Ouro). “Nessa ação de hoje, a Semed está reforçando o direcionamento em relação às habilidades pertinentes norteadas pela BNCC. A iniciativa contribui para nos atualizar e fortalecer o trabalho que já desenvolvemos”, disse Rosana Silva.