Segundo especialista, é importante que os pais fiquem atentos e ajudem os filhos a terem um tempo de qualidade durante esse período 

As tão sonhadas férias escolares chegaram. Entretanto, com o tempo livre das crianças surge também um problema recorrente: o que fazer para entretê-las em casa? Os pais ou responsáveis já começam a ficar preocupados com quais atividades poderão ocupar os dias dos pequenos, já que o aumento do uso de telas é uma preocupação do mundo atual.   

“Considerando que a nova geração nasceu imersa na tecnologia e que os meios de diversão são os digitais, a maioria das crianças tem utilizado o tempo de ócio em frente a telas, como celulares, tablets e televisores. O uso excessivo de telas pode causar prejuízos a saúde física, mental e social, visto que a criança passa o tempo sem praticar atividade física, prioriza um mundo irreal em que todos são perfeitos, causando frustração. Além disso, deixa de ter maior contato com os familiares e amigos”, alertou Davi Soares Santos Ribeiro, professor do Centro Universitário Ages e mestre em Educação Física.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças com menos de 2 anos não devem ter contato com dispositivos eletrônicos e, a partir dessa idade até os 5 anos, o tempo recomendado é de no máximo uma hora diária. E agora, o que fazer durante as férias? Veja, a seguir, algumas dicas que o professor Davi Soares separou para entreter as crianças nesse período:  

Estimule as crianças a descobrirem e a explorar novas habilidades como preparar um prato, fazer artesanato com produtos recicláveis, plantar uma hortinha. 

Realize prática de atividade física rotineira como pedalar, patinar, caminhar em uma pracinha do bairro. 

Explore brincadeiras populares, como bolinhas de gude, amarelinha, pular corda.  

“O segredo é movimentar-se. Atividades ao ar livre são benéficas para toda a família. Deixe a criança correr, pular, dançar, jogar bola. Os pais podem fazer uma caminhada ou brincar ao ar livre, deitar-se na grama, ir à praia, à roça, assistir a um filme. E, sempre que puder, participe das atividades e brincadeiras com seu filho, tenho certeza de que vai ser um momento muito especial para os dois. É importante que os pais ou os cuidadores fiquem atentos e ajudem os filhos a terem um tempo de qualidade durante esse período”, finalizou Soares.