Serviços precisam ser realizados longe da rede elétrica

Atividades como construção, reforma e pintura de prédios e fachadas exigem atenção redobrada. Quando realizadas próximas à rede elétrica e sem os cuidados necessários, podem provocar acidentes graves. Por isso, a Energisa Sergipe reforça os principais cuidados de segurança que devem ser adotados antes de iniciar qualquer serviço nessas condições.

Durante o verão, muitas famílias aproveitam o período mais quente para realizar serviços de reforma ou pintura em casa. É muito importante realizar o planejamento da obra antes de iniciar o serviço e observar, principalmente, a proximidade com a rede elétrica para evitar acidentes.

“Em alguns casos, a simples proximidade de um equipamento na rede elétrica pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras e até acidentes fatais. A distância recomendada é de, no mínimo, 3 metros entre o objeto manuseado e a rede elétrica. Em caso de dúvida, a orientação é acionar a Energisa antes de começar o serviço”, orienta o coordenador de equipes de campo da Energisa Sergipe, João Victor Sá.

O manuseio de ferramentas próximo à fiação e o uso de andaimes perto da rede elétrica estão entre as principais causas de acidentes em serviços de construção civil. Por isso, é fundamental observar sempre a distância adequada da rede elétrica antes de iniciar qualquer atividade.

Orientações de segurança:

-Não monte andaimes nem posicione escadas perto da rede elétrica.

-Mantenha distância mínima de 3 metros da rede, especialmente em telhados e edificações com mais de um andar.

-Não improvise extensores para ferramentas, como rolos de pintura.

-Use sempre equipamentos de proteção individual e coletiva.

-Evite fiações expostas em ambientes úmidos.

Em caso de acidente ou dúvida, entre em contato com a Energisa pelo 0800 079 0196.