Na manhã da última quarta-feira, dirigentes dos clubes participantes do Campeonato Sergipano e dirigentes da Federação Sergipana de Futebol se reuniram na sede da entidade.

O encontro extraordinário serviu para discutir mudanças no Artigo 11 do Campeonato Sergipano, que trata da fórmula de disputa da competição. Ficou definido por unanimidade que o estadual desta temporada não terá mais times rebaixados. Ou seja, América de Pedrinhas e Lagarto, que já haviam tido a queda para a segunda divisão sacramentara após o término da primeira fase, estão salvos da degola.

A decisão foi tomada com base no decreto federal que flexibiliza a alteração dos regulamentos por causa da pandemia do novo coronavírus.

– Esse tem sido o procedimento de muitas federações, seguindo orientação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Aqui, poderíamos definir por medida administrativa. Mas resolvemos consultar os clubes e em boa hora, a proposta foi aprovada por unanimidade. Assim, não teremos rebaixamento em 2020. Lagarto e América voltam à competição em 2021 e o campeonato do próximo ano contará com a participação de 10 equipes – justificou o presidente da FSF, Milton Dantas.

Apesar de não haver mais o rebaixamento em 2020, a Federação Sergipana de Futebol confirmou que haverá ainda este ano a Série A-2 do Campeonato Sergipano. A previsão é de que a competição aconteça a partir do mês de outubro e que campeão e vice garantam o acesso. Com isso, a primeira divisão voltará a ter 10 clubes em 2021.

O Campeonato Sergipano da próxima temporada deve começar no mês de janeiro, sem a presença no primeiro momento dos clubes que estiverem disputando competições nacionais.

Com a paralisação do calendário, os campeonatos nacionais serão concluídos apenas no início do ano que vem.

– Estamos em um ano atípico. Essa pandemia modificou procedimentos considerados normais e rotineiros. O calendário do futebol brasileiro de 2020 será emendado com o do próximo ano. É terminando uma competição iniciando a outra. Teremos nosso campeonato em janeiro, com certeza sem a presença do Confiança e provavelmente do Itabaiana e/ou Freipaulistano caso essas duas equipes se classifiquem para a fase final da Série D. O importante é que a primeira fase com sete, oito ou nove equipes, colocará em disputa uma vaga para o Brasileiro da Série D – informou Milton Dantas.

Fonte: GloboEsporte.com