A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em nome do presidente Luciano Bispo e de todos os deputados estaduais, expressa grande pesar pelo falecimento  de José Serafim de Menezes, o “Zé de Biné”,  fundador e  capitão-piloto da Chegança Santa Cruz, grupo cultural mais antigo de Itabaiana.

“Que Deus dê consolo aos familiares, ao integrantes da Chegança Santa Cruz, aos amigos e amantes da cultura que tanto admiram o legado deste ícone da nossa cultura”, lamentou Luciano Bispo.

Zé de Biné tinha 88 anos de idade, e vinha com a saúde debilitada há alguns anos. Na noite deste último domingo, 02,  foi levado ao Hospital Regional de Itabaiana, mas não resistiu. De acordo com informações postadas em  redes sociais  pela filha de Zé de Biné,  Giselma Menezes, o falecimento foi motivado por  um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Velatório

O velório  de Zé de Biné  irá ocorrer na  casa em que residia, na Rua Francolino Alves dos Santos, bairro Mamede Paes Mendonça. Já o sepultamento ocorrerá no Cemitério do Campo Grande, às 16h, em Itabaiana.

A Chegança Santa Cruz

Fundada por Zé de Biné no dia 10 de abril de 1947, a Chegança Santa Cruz é a manifestação cultural mais antiga de Itabaiana, conhecida em todo Brasil e no exterior. A cultura retrata as  lutas travadas entre mouros e cristãos, que ocorriam em alto mar.

 “Embarca, embarca, embarca logo, embarca depressa, que a hora é essa. Tocou o apito já, tocou o apito. Embarca depressa, que a hora é essa.” Cantava Zé Biné, na festa de  celebração da Chegança Santa Cruz.  Zé parte, embarcou o capitão, deixando viva a cultura e a tradição desta festa, iniciada desde os seus 15 anos de idade.

Fonte: Alese

Foto: Taís Cristina