Nessa quarta-feira (15), a Prefeitura de São Cristóvão deu mais um passo no caminho da inovação no serviço público municipal. Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Tecnologia e Inovação (Seplan), a gestão lançou a Rede Municipal de Inovação (Remin) que conta com a contribuição de todas as secretarias com a finalidade de criar formas mais eficientes de atender a população.
Segundo o secretário da Seplan, Eldro Franca, a iniciativa se trata de uma proposta prevista no plano de governo do atual prefeito, Júlio Nascimento. Com base nesse eixo, foi pensado uma forma transversal para que sua execução fosse mais colaborativa e efetiva. “Solicitamos às secretarias a indicação de um representante e suplente que fique responsável em pontos focais da inovação dentro de suas respectivas secretarias, criando uma rede colaborativa entre os diversos setores da administração”.
A Rede Municipal de Inovação é um esforço conjunto, com representantes de todas as secretarias atuando de forma articulada, sendo centrada na Seplan. “Nosso principal propósito com a Remin é disseminar a cultura de inovação dentro da gestão. Queremos fortalecer o setor público com novas ideias, soluções criativas e formas mais eficientes de atender a população de São Cristóvão”, pontua o secretário Eldro.
Para o prefeito da cidade, esse é um passo fundamental e significativo para a administração pública municipal, que vem traçando caminhos curtos e longos para que o serviço seja realizado da melhor forma em prol do cidadão, sendo ágil, sério, com criatividade e eficiência. “A inovação é a ferramenta que encontramos para ampliar e qualificar nossos serviços, e essa conexão entre nossas secretarias mostra o quanto pensamos em superar os desafios e melhorar pontos deficientes em nosso atendimento. Seguindo assim, São Cristóvão será referência não só em história e cultura, mas também em inovação no setor público”, enfatiza Júlio Nascimento.
Durante o evento, aconteceu mais uma assinatura de cooperação entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a execução de atividades voltadas para a inovação aberta, aplicadas a partir da metodologia do Catalisa Gov, que objetiva promover a inovação dentro do setor público de forma colaborativa.
“Essa iniciativa do Sebrae identifica os desafios reais enfrentados no município e busca soluções fora da estrutura tradicional, principalmente junto a universidades e startups. Esses desafios serão mapeados, analisados, e, a partir disso, vamos buscar soluções inovadoras”, explica Ângela Souza, analista de Inovação do Sebrae.
Todo processo realizado na inovação aberta é acompanhado pelo Sebrae. “Vamos oferecer suporte necessário para que o município desenvolva soluções que gerem impacto positivo e tragam benefícios concretos para a população de São Cristóvão”, complementa Ângela.
Presente no evento, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rodrigo Rocha, parabeniza a gestão na cidade que não vem medindo esforços para tornar o serviço público mais atualizado e inovador. “O município de São Cristóvão tem se destacado. É um município que está sempre buscando inovar na forma como entrega serviços públicos, procurando entender seus desafios e, principalmente, se conectando com outras entidades e com o setor produtivo para encontrar soluções inovadoras. É um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode promover transformações positivas para a sociedade”.
Também esteve presente no lançamento o diretor do campus IFS São Cristóvão, Marco Arlindo Nery, representando o Instituto Federal de Sergipe; e os vereadores Luciano da Colônia e Marcão da Pastoral.