A deputada federal Delegada Katarina (PSD-SE) divulgou, nesta quinta-feira, 18, um vídeo nas redes sociais em que faz um balanço do seu ano legislativo na Câmara dos Deputados. No material, a parlamentar sergipana define 2025 como um ano “desafiador”, marcado pela responsabilidade institucional de integrar a Mesa Diretora da Casa, e reafirma o compromisso com o trabalho em favor dos sergipanos.
Eleita terceira secretária da Câmara Federal, Delegada Katarina destaca no vídeo o fato de ter sido a única mulher a compor a Mesa Diretora. As imagens relembram momentos de tensão no início do ano legislativo e a atuação da deputada no plenário e nas atividades da 3ª Secretaria. “Em nenhum momento eu deixei de fazer o que precisava ser feito”, afirma.
Ao longo do balanço, a parlamentar apresenta números e ações do mandato. Foram 65 propostas legislativas apresentadas, além de seis projetos de lei e a condução de uma relatoria que resultou em norma já em vigor. Segundo ela, as iniciativas foram construídas “a partir da realidade da população, indo além do discurso”.
Na área econômica e fiscal, Delegada Katarina ressalta o voto favorável à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais. Também cita o posicionamento contrário à chamada PEC da Blindagem e destaca a atuação pela ampliação de recursos para Saúde e Educação, com a utilização do Fundo Social do pré-sal.
O vídeo também aborda a agenda de Segurança Pública, uma das marcas do mandato. A deputada lembra projetos apresentados para qualificar a investigação de homicídios, endurecer o combate ao crime organizado e ampliar a proteção a grupos vulneráveis.
Entre as propostas, está a que trata do enquadramento de crimes relacionados ao crime organizado e ao uso de armas de uso restrito.
Na pauta social, Delegada Katarina cita avanços em inclusão, acessibilidade em situações de emergência e proteção da dignidade sexual. Um dos destaques é o projeto de sua autoria que dá visibilidade às pessoas com Síndrome de Tourette, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado.
Como relatora, a deputada conduziu o projeto que resultou na Lei nº 15.280/2025, que aumentou as penas para crimes sexuais contra pessoas vulneráveis, podendo chegar a até 40 anos de reclusão. Ela também destaca a participação ativa na aprovação da Emenda Constitucional nº 136, voltada ao fortalecimento do equilíbrio fiscal de estados e municípios.
Ao encerrar o vídeo, Delegada Katarina afirma que exerceu o mandato com “responsabilidade, seriedade e equilíbrio”, reforçando que seguirá atuando com convicção e compromisso em defesa dos sergipanos e do Brasil. O vídeo pode ser acessado no perfil oficial da parlamentar no Instagram: @delegadakatarina.
Por: Ascom




