O prefeito Edvaldo Nogueira, foi reeleito, por aclamação, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A eleição ocorreu nesta segunda-feira, 13, durante a 84ª Reunião Geral da entidade municipalista, em Brasília. Também fazem parte da Mesa Diretora para o biênio 2023-2025 o prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Eduardo Paes (1º vice-presidente), o prefeito de São Paulo/SP, Ricardo Nunes (2º vice-presidente), a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, e outros 95 prefeitos.
Ao ser reconduzido ao cargo, Edvaldo agradeceu aos gestores e gestoras que integram a Frente Nacional “pela confiança”, e destacou que seu novo mandato será pautado “por um fortalecimento ainda maior dos municípios brasileiros”. A FNP congrega municípios com mais de 80 mil habitantes, dentre eles todas as capitais.
“Para mim, é uma imensa felicidade e uma grande honra ser reeleito para presidir a FNP, uma entidade que tem assumido, cada vez mais, papel de destaque na construção do nosso país. A Frente Nacional tem uma grande jornada, atuou de maneira efetiva no enfrentamento à pandemia, e, por tudo o vem fazendo, tem sido cada vez mais respeitada pela população brasileira e pelas instituições. Portanto, quero reafirmar o meu compromisso com todos vocês e dizer que seguirei disposto a trabalhar pelo progresso e desenvolvimento das cidades, liderando esta importante entidade. Seguirei dando o meu melhor e conto com os prefeitos e prefeitas para continuarmos avançando em nossas pautas”, afirmou Edvaldo.
O prefeito de Aracaju conclui o seu mandato atual na presidência da FNP após uma atuação efetiva em defesa dos municípios, o que fortaleceu a entidade e a colocou nos grandes debates nacionais. No início deste ano, Edvaldo esteve no ato pela democracia, após os ataques terroristas em Brasília, ocasião na qual discursou em nome das cidades brasileiras. A reunião contou com a presença de ministros do STF, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara de Deputados, Arthur Lira, e dos governadores. Ao ser reeleito em chapa única, por aclamação, o gestor mostra a sua capacidade de articulação e o êxito de sua gestão na FNP.
Bancada no Congresso
Após a eleição da Mesa Diretora, foi instituída a bancada da FNP no Congresso Nacional. Quase 100 parlamentares, entre eles mais de 80 deputados federais, integram a bancada. Por Sergipe, fazem parte as deputadas Yandra Moura e Katarina Feitoza, que aceitaram o convite feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na semana passada. A bancada será coordenada pelo ex-presidente da Frente Nacional, o deputado federal Jonas Donizette. Dezenas de prefeitos participaram da instituição da bancada. O senador por Sergipe, Rogério Carvalho, representou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no ato.
Presente na reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu o apoio dado pela FNP nas pautas prioritárias do novo governo federal. "Com a colaboração da FNP, constituiremos uma nova instância, o Conselho da Federação, para tratar dos novos desafios conjuntos", declarou.