Agenda reafirma que combate à fome é prioridade do governo federal
O governo federal continua imprimindo a marca de que o Brasil voltou a fazer parte dos principais fóruns de debates e busca de soluções para os problemas globais. Um dos temas centrais e mais importantes para o presidente da República está na ordem do dia da ONU: o combate à fome e a garantia de segurança alimentar. Na última sexta , o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, representou o Brasil no encerramento do Forum Mundial de Alimentação, promovido pela FAO, em Roma.
E hoje, segunda-feira, também em Roma, o ministro estará com a comitiva brasileira no Comitê de Segurança Alimentar Mundial, da FAO. Esse Comitê surgiu inspirado na experiência de quando o país conseguiu sair do mapa da Fome. A mensagem que Macêdo leva é: o governo federal está elaborando e reforçando políticas sociais ouvindo a população e o Brasil está pronto para contribuir com o esforço global para um mundo livre da fome e das desigualdades.
Além disso, o ministro teve uma audiência com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Conversou com ele sobre o papel que o Brasil vem exercendo no combate à fome, na defesa da democracia, nas discussões pelo fim dos conflitos e por um mundo de paz e diálogo. O prefeito é amigo do Presidente Lula. Macedo foi condecorado com a Medalha da Cidade de Roma, em homenagem ao trabalho ode liderança do brasil no cenário internacional.
O ministro sergipano também se reuniu com o secretário-geral da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), Maurizio Landini. Os temas foram assuntos relacionados à legislação trabalhista, precarização do trabalho, mudanças climáticas e fortalecimento da democracia.
Conversamos sobre desafios associados a precarização do trabalho, a luta contra a
No fim do dia de ontem, Macêdo participou, com outras autoridades brasileiras e italianas do lançamento da publicação “Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas”, na Embaixada do Brasil em Roma. O evento é parte da parceria entre o governo federal e o Programa Mundial de Alimentos. Foi uma oportunidade de mostrar , no cenário internacional, a importância das merendeiras no sistema educacional brasileiro.
No evento desta segunda, no Comitê de Segurança Alimentar Mundial, o ministro vai reforçar que o Brasil voltou e está preparado para fazer parte da busca de soluções de problemas que afligem todo o planeta, como o fim da fome. Um desafio ainda maior no atual contexto de guerras. A saída, segundo Macedo, virá da construção conjunta entre governos e sociedade de mãos dadas.