O Auditório Atalaia, no Centro de Convenções AM Malls, ficou completamente lotado na noite desta quinta-feira (4) durante o Encontro Estadual do Progressistas, que teve como tema “O Futuro Chegou”. Caravanas de várias regiões do estado levaram lideranças de todos os cantos de Sergipe para um ato marcado pelo protagonismo feminino e pela consolidação do partido para 2026. O evento contou com a presença do presidente de honra do Progressistas em Sergipe, o Senador Laércio Oliveira e a presidente nacional do Mulheres Progressistas, Iracema Portela.
Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a filiação do prefeito de Amparo do São Francisco, Marcos Sandes, que oficializou sua entrada no Progressistas, reforçando a presença do partido no Baixo São Francisco e ampliando o time de gestores municipais alinhados ao projeto liderado por Laércio.
Protagonistas
Em um discurso muito aplaudido, Iracema Portella afirmou que Sergipe vive um momento histórico dentro do Progressistas, destacando que o partido está presente nos 75 municípios e já ultrapassa 12 mil filiados, sendo mais de 51% mulheres. Ela lembrou que o Progressistas tem sido protagonista na ampliação da participação feminina na política em todo o país: “Nas últimas eleições nós tivemos um aumento de 25% no número de prefeitas, 66% de vice-prefeitas e 25% de vereadoras em todo o Brasil. Isso prova que nós não estamos apenas fazendo discursos: estamos incentivando e colocando as mulheres na política”, disse a presidente.
Iracema ressaltou ainda que o Progressistas tem sido protagonista na ampliação da participação feminina na política no país, registrando crescimento expressivo no número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras nas últimas eleições. “Eu tenho um sonho de transformar o Progressistas, a nível nacional, no maior partido de mulheres filiadas do Brasil. E eu conto com vocês pra esse trabalho grandioso”, finalizou.
Laércio destaca projetos para as mulheres
O senador Laércio Oliveira fez um discurso centrado na defesa dos direitos das mulheres, manifestando preocupação com o aumento dos casos de feminicídio no país: “Esse assunto tem me incomodado bastante. A mulher não merece as cenas que a gente assiste quase todos os dias. Por mais que exista a lei de proteção, quem mais pode se proteger são as mulheres. Atitude muda tudo”, disse o Senador.
Laércio compartilhou com o público a história que deu origem ao projeto de lei de sua autoria que garante o acesso à mamografia de forma mais ampla no Brasil. Ele relatou o caso de uma mulher de 36 anos, com sintomas de câncer de mama, impedida de realizar o exame porque a regra anterior restringia o acesso a partir dos 50 anos.
A partir dessa situação, o senador apresentou um projeto que já foi aprovado no Senado, assegurando o exame para mulheres a partir dos 30 anos, sempre que houver indicação médica: “A lei agora garante que todas as mulheres que precisarem fazer mamografia possam fazer. O sofrimento daquela mulher motivou uma solução que vai livrar muitas brasileiras de enfrentar o mesmo drama.”
No final, O senador convocou as mulheres a assumirem protagonismo político, afirmando que não é possível transformar o país apenas com homens e que a mulher representa coragem, verdade, lealdade e honestidade.
Glória Sena: “O lugar da mulher é onde ela se preparou para estar”
A coordenadora estadual do Mulheres Progressistas, Glória Sena, fez uma fala emocionada, celebrando o crescimento do partido, que ultrapassou a marca de 12.700 filiados e segue em expansão com novas adesões registradas nas últimas semanas, consolidando um crescimento de quase 40% desde 2018.
Ela reforçou um recado direto às mulheres: “Repito: o lugar da mulher não é onde ela quiser. O lugar da mulher é onde ela se preparou para estar. Se preparem, se capacitem, para que vocês façam a diferença onde estiverem. O partido vai crescer com qualidade, valorizando o ser humano, valorizando as pessoas. Isso a gente sabe fazer.”
Prefeitas e gestoras mostram na prática a força feminina
A prefeita de Itabi, Gabi de Lica, primeira mulher a governar o município em 72 anos, relatou como tem transformado a cidade com olhar feminino e sensibilidade. Emocionada, Gabi disse que “Minha idade não define minha capacidade. Tenho 31 anos, sou mulher, sou prefeita e estou mostrando que, com trabalho e equipe, é possível transformar a cidade. Se vocês quiserem, vocês podem.”
De Propriá, a secretária de Saúde e primeira-dama Jeane Nascimento destacou que 80% da gestão municipal é composta por mulheres — médicas, dentistas, coordenadoras, diretoras de unidades de saúde, advogadas, psicólogas e fisioterapeutas e que as mulheres fazem a cidade acontecer dia após dia e que, além das funções profissionais, seguem cuidando da casa, da família e da política.
Partido organizado em todo o estado e foco em 2026
O Encontro Estadual reforçou que o Progressistas vive seu maior ciclo de crescimento em Sergipe. O partido está presente nos 75 municípios, com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diretórios organizados, fortalecido por uma base feminina que hoje é maioria. Caravanas lotaram o auditório e mostraram que o sentimento de unidade é real e crescente.
Com a filiação de Marcos Sandes e a forte presença de lideranças municipais, ficou claro que o Progressistas chega unido e preparado para as eleições de 2026, consolidando um projeto político guiado pela participação das mulheres, pelo fortalecimento das bases e pelo trabalho do senador Laércio Oliveira.
Também participaram do evento a secretária nacional do Mulheres Progressistas, Ellen Konrad; a presidente do Mulheres Progressistas Piauí, Erinalda Feitosa; o deputado estadual Neto Batalha; os prefeitos Luciano de Menininha (Propriá); Dr. Vagner (Moita Bonita); os vice-prefeitos Deda de Gilda (Ilha das Flores); Renaldo Prata (Simão Dias) e Simone Alves (Cedro de São João); os ex-prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju) e Clara Rollmberg (Divina Pastora); o vice-presidente do Progressistas SE e ex-prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza, o vereador Levi Oliveira (Aracaju); vereadores de municípios do interior sergipano; ex-vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.




