O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, o título de Cidadão Aracajuano, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Municipal. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju e teve como autor da proposição o vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 84/2025.

A homenagem destacou a contribuição de Xaud ao futebol brasileiro, sobretudo pelo incentivo ao futebol de base, ao futebol feminino e aos clubes menores, além de seu empenho em modernizar o calendário e a arbitragem. Também foi ressaltado o compromisso do dirigente com as regiões Norte e Nordeste, historicamente vistas como marginalizadas no cenário esportivo nacional.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, afirmou que o título representa “um gesto de muito carinho que o povo de Aracaju já tem por Vossa Senhoria”.

Segundo Milton Dantas, a escolha de Samir para comandar a CBF representa também uma vitória contra o preconceito regional. “Samir tem sangue nordestino e nortista. Ele sabe a dor que sofremos diante da discriminação de parte da mídia sulista que não aceita que no Norte e no Nordeste também existem pessoas capacitadas que podem assumir qualquer cargo de destaque em qualquer setor do nosso país”, ressaltou o presidente da FSF.

Agradecimento

Em seu discurso, Samir Xaud agradeceu o reconhecimento e destacou o simbolismo de assumir a CBF há apenas 90 dias, vindo de uma federação considerada pequena (Roraima). Ele frisou a necessidade de enfrentar a discriminação regional e a responsabilidade de representar o futebol nordestino e nortista. “Miltinho falou muito bem de discriminação, de xenofobia. Vocês, nordestinos, e eu, nortista, vivemos isso há anos. Furar essa bolha do Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi difícil e hoje tenho uma responsabilidade muito grande em representá-los de forma firme, coesa e comprometida, para realmente mudar o futebol em nossas regiões.”

Xaud também destacou que já iniciou debates sobre fair play financeiro, modernização da arbitragem e fortalecimento do calendário nacional, além de lembrar que, em menos de três meses de gestão, entregou quatro Centros de Desenvolvimento do Futebol (CDs) e prepara a entrega do quinto, nesta sexta-feira, 29, na Barra dos Coqueiros. O espaço integra o Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 e será o primeiro da região Nordeste, marcando um passo importante para a inclusão social e o fomento do futebol local.

Compromisso

Ao final, Xaud emocionou-se ao lembrar da distância da família, destacando que o sacrifício se justifica pelo propósito de resgatar o orgulho de torcer pela Seleção Brasileira e fortalecer o futebol em todas as regiões do país. “Agora, como cidadão aracajuano, vou voltar mais vezes. Podem esperar de mim muito trabalho para que o futebol chegue até as regiões mais remotas do Brasil”, concluiu.

A sessão solene contou com autoridades políticas, como secretário da Casa Civil, Jorge Araújo Filho, representando o governador do Estado; dirigentes esportivos e ex-jogadores históricos, como os tetracampeões mundiais Bebeto e Branco. Também prestigiaram o evento os presidentes das federações de Alagoas (Felipe Feijó), Amapá (Netto Góes), Bahia (Ricardo Lima), Goiás (Ronei Freitas e o diretor executivo André Pitta), Paraíba (Michelle Ramalho), Piauí (Robert Brown), Rio de Janeiro (secretário-geral Leo Ferraz) e Rio Grande do Norte (José Felipe). Além deles, participaram o vice-presidente da CBF, Gustavo Dias, a diretora de Infraestrutura e Patrimônio, Catherine Veloso, o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Matheus Senna, o diretor de Relações Internacionais, Roberto Oliveira, e o representante da FIFA, Rafael Arias.

Breve biografia

Samir de Araújo Xaud, 41 anos, é médico especialista em infectologia e medicina esportiva, empresário e dirigente esportivo. Natural de Roraima, é filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Formado em Medicina, iniciou sua carreira no atendimento a atletas de clubes locais e, posteriormente, investiu em capacitação em gestão esportiva. Concluiu o curso de Gestão de Futebol da Federação Paulista e o CBF Masters, da CBF Academy, consolidando seu perfil como gestor.

Na vida pública, exerceu funções como diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do Sindicato Estadual dos Médicos e secretário-adjunto de Saúde de Boa Vista. Em 2022, assumiu a vice-presidência da Federação Roraimense de Futebol, onde promoveu transformações no esporte local, como a captação de patrocinadores, a negociação de naming rights, o aumento das premiações e a criação de competições femininas e categorias de base.

Esse trabalho o projetou nacionalmente e culminou em sua eleição, no dia 25 de maio de 2025, como presidente da CBF, à frente da chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.

Crédito das fotos: Jorge Henrique/FSF