A senadora Maria do Carmo Alves (PP) destinou R$ 700 mil, de emendas individuais, para implementação do Centro de Educação e Reabilitação para Autores de Violência. A iniciativa é um projeto-piloto de Justiça Restaurativa no Centro de Excelência Estadual Professor João Costa, segundo informou a juíza Rosa Geane Nascimento, coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
“Não podíamos deixar de contribuir com esse projeto. Entendemos que não basta punir os agressores, mas educá-los e reabilitá-los para viver em sociedade, sem reincidir no ato”, justificou a senadora Maria do Carmo, destacando a sua luta e destinação de verbas, também, para ajudar na construção da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe.
A Casa da Mulher Brasileira é um espaço que reunirá diversos serviços e instituições para atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar. “É bem complicado uma mulher vítima de violência ter que se deslocar para vários lugares em busca de acolhimento, queixa, atendimento médico e psicológico, dentre outras necessidades. Na Casa, ela terá tudo num mesmo ambiente. Isso faz muita diferença”, disse a senadora que, em 2021, destinou R$ 6 milhões em emendas para a construção da Casa.
Em 2020, Maria do Carmo, também, havia assumido esse compromisso, porém precisou remanejar recursos para ações de enfrentamento aos efeitos da Covid-19. Uma parte dos verba apalavrada por ela foi usada para a compra de medicações e cestas básicas para atender à população de diversos municípios sergipanos.