O vereador de Aracaju, José Sávio Gois Silva, conhecido como Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC), prestou depoimento à polícia no Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) na manhã desta quarta-feira, 17.
A informação foi confirmada pela assessoria do parlametnar. Sávio teve o nome citado na Operação Underground, deflagrada na última quinta-feira, 11, em Sergipe e Bahia, que apurou a comercialização ilegal de armas de fogo, munições e acessórios.
O teor do depoimento não foi revelado, mas pelas informações apuradas, a defesa alega que o nome do vereador foi incluído na investigação inadequadamente. A assessoria informou que ainda nesta quarta-feira, 17, o vereador emitirá uma nota sobre o fato.
Operação Underground
Conforme a apuração policial, um grupo criminoso fazia uso de armamento de grosso calibre, arregimentando servidores públicos, inclusive policiais e políticos, com o objetivo de praticar crimes e garantir a impunidade, com a utilização de informações privilegiadas para obter lucro e poder criminoso.
Segundo a investigação, os “anúncios” e “comercialização” dos materiais bélicos se davam, principalmente, através do aplicativo de mensagens WhatsApp, com troca de mensagens, imagens e vídeos dos objetos, negociações de preços e envio de comprovantes de depósitos das transações.
Ainda de acordo com a apuração policial, um dos investigados chegou a movimentar para a organização criminosa cerca de R$ 150 mil comercializando cerca de 23 armas de fogo. Há indícios de que os investigados cooptavam pessoas para adquirir, legalmente, armas de fogo e munições, as quais eram vendidas de maneira ilícita.
Até o momento, quatro investigados foram presos, entre eles um policial militar. Duas pessoas morreram em confronto com as equipes policiais. Seis armas de fogo foram apreendidas.