Nesta terça-feira(23), foi realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), uma simulação realística sobre paramentação e desparamentação, com profissionais da Ala Rosa e Azul. O treinamento é destinado a profissinais que tratam pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19.
Participaram da ação enfermeiras da unidade, técnicos de enfermagem, residentes e médicos. O treinamento foi ministrado pelas enfermeiras do Núcleo de Educação Permanente (NEP), a responsável técnico Digena Dias, a enfermeira Maria do Carmo Pereira, e a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) Joana Amorim de Albuquerque.
De acordo com a enfermeira Maria do Carmo Pereira, esse treinamento proporcionou oportunidades aos profissionais do aprendizado e como é de fundamental importância a paramentação e desparamentação de maneira adequada. “O objetivo é ajudar aos profissionais realizar o procedimento passo a passo para que evite a contaminação pela Covid-19", disse a enfermeira Maria do Carmo.
“Conversamos com os enfermeiros das unidades, organizamos todos os equipamentos de proteção, fizemos a demonstração junto com o trabalhador, passo a passo do procedimento. Para nós, está sendo uma satisfação e para os trabalhadores também. É uma forma de retirar as dúvidas, fazer com que eles se sintam seguros”, concluiu a enfermeira Digena Dias.
Durante o treinamento, Joana Amorim focou nas medidas de precaução que devem ser aplicadas, como a importância da higienização das mãos."É importante que esses treinos estejam acontecendo e continuamente em todas as unidades da instituição para que o nosso colaborador se sinta seguro e confortável no atendimento da clientela", finalizou Joana Amorim.