A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes de Sergipe, participa do ‘Encontro On-line Transplante Nordeste, um evento inicialmente dos transplantadores da região e agora planejado pelas Centrais de Transplantes nordestinas, que nesta edição tem como discussão principal o retorno dos transplantes pós-pandemia. O encontro irá acontecer nos dias 23 e 24, no horário das 18 às 22 horas e tem inscritos de todos os Estados do Nordeste.
O coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, dará as boas vindas aos participantes e caberá aos doutores José Wanderley Neto (Alagoas) e José Teles (Sergipe) fazer a abertura do evento. A primeira palestra está prevista para às 18h50 e tratará do tema “A situação atual do Programa Brasileiro de Transplantes e suas perspectivas”, com a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Dra Daniela Salomão.
Na sequência, a enfermeira e professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra Bartira Roza, apresentará a temática “Iniciativas da Biovigilância em Doação e Transplantes”. Na quinta-feira, a nefrologista cearense Tainá Veras Freitas, irá expor sobre “O impacto da pandemia pela Covid-19 nos pacientes transplantados renais”.
O evento segue com uma mesa redonda que abordará “O impacto da pandemia no Programa de Transplante de Órgãos Sólidos na região Nordeste e as estratégias para a retomada”, com representantes do Ceará, Pernambuco e Bahia. As discussões seguem com as palestras “Doação e Transplante de Córnea: a região Nordeste do Brasil está pronta para a retomada? Visão de um transplantador”, com o baiano Rodrigo Oliveira e “Visão de um Banco de Olhos”, com Uchoandro Bezerra Costa, do Rio Grande do Norte.
Fonte: SES