Luis Américo Santos e Marcio Souza aproveitaram um passeio nesta terça-feira, 24, para praticar o ato solidário de doar sangue. “É importante salva vidas”, resumiram enquanto realizavam a doação, na unidade de coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) que funciona no shopping Riomar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Karen Argolo Oliveira, contou que viu uma reportagem na televisão e decidiu fazer sua primeira doação de sangue. “Eu já tinha pensado em doar, quando soube do serviço aqui no shopping vim fazer o bem”, comentou. O início das atividades da unidade de coleta marca as comemorações em homenagem ao Dia Nacional do Doador voluntario de Sangue, na quarta-feira, 25 de novembro. Ocasião em que serão prestadas homenagens a doadores fidelizados e parceiros responsáveis pela mobilização de voluntários para contribuir com o serviço de forma frequente.
“Eu quero aproveitar esse primeiro momento para agradecer a parceria do shopping Riomar, que gentilmente se somou a causa e disponibilizou o espaço para que as nossas equipes possam coletar o sangue e realizar o cadastro para doador de medula óssea”, destacou a diretora geral da Fundação Parreira Horta, Luciana Déda.
Com essa ação o Hemose busca divulgar o serviço e sensibilizar a população para colaborar regularmente com a doação de sangue e melhorar os estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, positivo e negativo, que apresentou uma redução desde o inicio da pandemia.
“É importante que em momentos delicados como esse, haja uma somação de esforços de todos. O nosso trabalho na captação de doador é atender e prestar todas as orientações aos cidadãos, para mantê-los seguros e tranquilos quanto ao processo de doação de sangue. Estamos seguindo todas as normas e protocolos sanitários para que as pessoas permaneçam doando sangue em segurança”, ressaltou a assistente social, Rozeli Dantas.
Atendimento
A unidade de coleta do Hemocentro de Sergipe funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O público que circula no centro de compras, poderá ter acesso a vários serviços como, agendamentos para doação de sangue no shopping e na sede do Hemose, orientações de como se tornar um doador de medula óssea, além de fazer a doação de sangue, disponível às terças e quintas.
Critérios Para doar sangue é necessário está bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Por conta da pandemia o candidato à doação não deve apresentar sintomas de vírus respiratório, como tosse, dor de garganta ou febre. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.