As Campanhas contra poliomielite e contra o sarampo foram finalizadas na última sexta-feira, 13. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou, entre 05 de outubro e a última sexta, 17.672 crianças contra poliomielite e 34.424 adultos contra o sarampo.

O objetivo das campanhas foi atender crianças de um ano e menor de 5 anos contra a contra a poliomielite (paralisia infantil), e as pessoas de 20 a 49 anos, para vacinar contra o sarampo.

"O Programa Nacional de Imunizações é desenvolvido desde 1973. Por conta dele, muitas doenças já foram eliminadas do País e outras ficaram sob controle. Porém, em virtude das baixas coberturas vacinais que ocorrem desde 2016, tivemos como consequência a entrada do sarampo aqui no Brasil e estamos com o risco iminente da reintrodução do poliovírus ", explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Ilziney Simões.

Calendário de vacinas

O cronograma de vacinação executado pela SMS contempla todas as faixas etárias e grupos prioritários. Apesar de todo o calendário idealizado para garantir a imunização de todos os cidadãos, nem sempre as pessoas acompanham e seguem o cronograma planejado pelo MS e, consequentemente, se tornaram vulneráveis a doenças que poderiam ser evitadas a partir das vacinas disponibilizadas à população pela Prefeitura.

Por isso, durante todo o ano, a SMS oferece vacinas que podem ser tomadas por crianças, adolescentes e adultas, incluindo as vacinas que são ofertadas em períodos de campanha vacinal quando ainda estão em estoque.

 “A finalidade é alcançar toda a sociedade, dos mais jovens aos adultos, porém, o calendário prioriza as crianças, pois é nesta fase em que a maioria das vacinas disponíveis são tomadas. Todo mundo é contemplado com as vacinas nas UBS", enfatiza

A coordenadora reforça que é preciso acompanhar e registrar as vacinas tomadas pelas crianças, por isso a importância de não perder a caderneta de vacinação.

"Há uma grande preocupação em os pais não deixarem de lado ou até mesmo perderem a caderneta de vacinação das crianças, porque, por meio desse cartão, serão determinados quais vacinas serão administradas no indivíduo nas diferentes faixas etárias seguintes. Quando o cidadão não tem essa caderneta, nós precisamos reaplicar as vacinas. É o recomeço de um processo que poderia ser evitado", reitera.

Unidades e horário estendido

O serviço de vacinação continua disponível em 40 UBS, já que a rede dispõe, no momento, de quatro unidades exclusivas para casos de síndromes gripais e não estão vacinando. São elas: UBS Geraldo Magela, UBS Ministro Costa Cavalcante, UBS José Machado e UBS Onésimo Pinto. Das 40 Unidades ativas para vacinação, 28 salas de vacina funcionam das 8h às 16h30.

Outras 12 unidades estão com horário de atendimento estendido até as 18h30. São elas: UBS Hugo Gurgel, UBS Augusto Franco, UBS Francisco Fonseca, UBS Fernando Sampaio, UBS Dona Jovem, UBS Max Carvalho, UBS Santa Terezinha, UBS Antônio Alves, UBS Manoel de Souza, UBS Joaldo Barboza, UBS Cândida Alves e UBS José Calumby.

Agendamento pelo 0800

Para os usuários que precisam do serviço da sala de vacinas ou as crianças que necessitam atualizar a caderneta de vacinação, a SMS disponibiliza o agendamento da vacinação por telefone. O serviço está ativo através do 0800 729 3534, digitando a opção 6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após o agendamento, o usuário deve cumprir as recomendações de segurança sanitária no dia da vacinação, utilizando a máscara, higienizando as mãos com álcool em gel e respeitando o distanciamento social ao adentrar na unidade de saúde.