[15:34, 06/10/2020] André Carvalho: Engana-se quem pensa que a atuação do profissional farmacêutico se resume apenas ao atendimento no balcão da farmácia. E como se engana! Esta profissão, que está em constante expansão no mercado, tem apresentado um leque de possibilidades em diversas áreas, como na indústria cosmética, de medicamentos, vacinas e alimentos, além da presença obrigatória em hospitais e laboratórios de análises clínicas. 

E para além do serviço operacional, o graduado em Farmácia exerce também funções estratégicas que engloba dimensões químicas, biológicas, sociais e culturais. Uma vez que os medicamentos interferem na vida das pessoas, seja no modo coletivo ou individual, a função do farmacêutico, de acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes, pr…
[15:50, 06/10/2020] André Carvalho: Um dos grandes desafios das unidades de ensino sempre foi o de conseguir maior participação das famílias no acompanhamento da vida escolar das crianças. Com o novo modelo de ensino imposto pela pandemia, através de aulas remotas, o papel dos pais passou a ser mais imprescindível ainda. E entendendo este papel, pais de alunos de escolas municipais de Aracaju têm se mostrado cada vez mais participativos, mesmo que de forma online.

Desde o início da suspensão das aulas presenciais, em meados de março, as reuniões online entre pais e professores passaram a se tornar frequentes. E a grande surpresa dos diretores escolares foi a grande adesão de pais e responsáveis, superando a frequência em reuniões presenciais. Uma destas surpresas aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria.

"Em uma sexta-feira à noite, conseguimos reunir mais de 100 pais na reunião. Antes disso, tivemos a preocupação de entrar em contato, dar as instruções de como instalar e usar o Google Meet. Eles gostaram muito da reunião, conseguiram tirar dúvidas sobre as aulas à distância. E mesmo com as dificuldades que enfrentam, tanto de acesso à internet como também com o uso do celular, tiveram uma participação bastante ativa", comemora a diretora da Emef, Izabel Cristina.

A reunião online deu tão certo, que teve até apresentação musical entre pai e filho. "Depois dessa devolutiva dos pais, nos sentimos renovados e com mais energia para dar continuidade a esse trabalho. Estamos gratos pela participação deles", completa Izabel.

Na Emef Presidente Vargas, que fica localizada no bairro Siqueira Campos, as expectativas para as reuniões virtuais também foram superadas. “Na nossa primeira reunião à distância, contamos com 90 pais conectados. Em uma reunião presencial, nunca tivemos tantos responsáveis participando assim”, comenta a diretora da Emef, professora Edleide Lopes de Araújo.

Segundo a diretora, além de ouvir o que a direção da escola tinha a comunicar, os responsáveis também se sentiram mais à vontade para participar da reunião de forma mais ativa. “Eles se mostraram ativos, falaram, deram sugestões sobre o andamento das aulas remotas e sugeriram que estes encontros, entre pais e direção, fossem realizados periodicamente”, conclui Edleide.

Gestão Democrática

A maior participação dos pais e responsáveis na vida escolar dos alunos têm sido uma busca constante das equipes diretivas das 74 escolas municipais de Aracaju. E essa participação tem se tornado mais efetiva desde 2018 com a retomada da Gestão Democrática, em que os pais também têm direito a voto na escolha da equipe diretiva de cada escola.

A lei complementar n°2/2018 foi sancionada e em Junho daquele ano e tem como objetivo aproximar a comunidade escolar das decisões. Cada equipe eleita, composta por diretor e coordenador pedagógico e, no caso das escolas maiores, também por um coordenador administrativo, tem a gestão de dois anos.

Fonte: Grace Melo