*Secretário faz visita técnica às novas instalações do Banco de Leite Marly Sarney*
O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, acompanhado da superintendente executiva, Adriana Menezes, do chefe do cerimonial do governo do Estado, Edmilson Guimarães, e equipe técnica da SES, realizou na manhã desta terça-feira, 15, uma visita técnica às novas instalações do Banco de Leite Marly Sarney, que será inaugurado nesta quinta-feira, 17.
Localizado no bairro José Conrado de Araújo, a unidade tem como missão fundamental o apoio e a orientação às mães em aleitamento materno, bem como a captação de leite humano para suprir as necessidades dos bebês que estão na UTI da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), onde nascem vivas cerca de 450 crianças por mês, sendo 40% delas prematuras.
O novo Banco de Leite Humano (BLH) é composto de recepção; sala de triagem (acolhimento) com serviço de estabilização; brinquedoteca; salas de ordenha, de paramentação, de processamento, de distribuição de leite e pasteurização, multidisciplinar e de treinamento; centro de esterilização, laboratório, trocador, star de funcionários, depósito, rouparia e copa, além de salas de diretoria e assessoria técnica.
Para a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Magda Dória, este é um momento histórico. “Estamos entre os maiores e melhores bancos de leite do Nordeste. Foi construído e equipado dentro dos padrões definidos pelo Ministério da Saúde e chega a essa qualidade para fortalecer a Atenção Básica e os profissionais que estão na ponta e melhorar e ampliar a assistência à sociedade”, declarou Dória, salientando que função da unidade acolher as mães que têm dificuldade de amamentar.
Uma dessas mães é a jovem Tainá Camila Menezes Santos da Luz, que estava no banco de leite na manhã desta terça-feira, com seu filho de seis dias de nascido. Insegura em relação à amamentação, acreditou que não tinha leite suficiente para o seu bebê, já que o fluxo estava pouco. “Vim em busca de ajuda e encontrei. Fui muito bem atendida e orientada e vejo que tenho muito leite. Apenas não estava sabendo como fazer o meu filho mamar direitinho”, disse.
O diretor da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, salientou que o novo banco de leite traz um conceito mais ampliado de humanização, cumprindo o seu papel primordial de acolher e orientar as mães sobre aleitamento materno e alimentação nutricional. “A partir da vinda da mãe pra cá fazemos o acolhimento, atendemos sua necessidade e, caso ela tenha excesso de leite, solicitamos a doação. Aqui o leite é coletado, pasteurizado e encaminhado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes para nutrir os bebês que nascem prematuros e estão na UTI”, reforçou o diretor.
Ascom SES